Rosangela Satas
A Dança Sênior foi criada na Alemanha, em 1974, pela Senhora Ilse Tutti, juntamente com um grupo de psicopedagogos e introduzida no Brasil a partir de 1978 pela Senhora Christel Weber.
Este tipo de dança foi adaptada às possibilidades e necessidades da pessoa idosa.
Sua característica principal é a realização preferencialmente em roda, com troca constante de par, com o objetivo principal de socializar e integrar, promovendo ativações físicas, mentais e emocionais.
A memorização de passos e figuras, e o constante treino da coordenação motora, desenvolvem a capacidade cognitiva, evitando assim, o desgaste precoce do reflexo mental, e permitindo a manutenção da capacidade intelectual.
Além de proporcionar alegria, ajuda a combater a depressão, ativa a memória e fortalece os músculos.1
Na Dança Sênior temos as coreografias em pé e as sentadas. Essa maneira de dançar alcança pessoas em situações bem variadas, pessoas com pouca mobilidade, cadeirantes, pessoas com limitações físicas e mentais e em idade avançada.
Cada movimento da dança sentada estimula a coordenação motora, vem contribuindo muito na reabilitação física e mental, onde através da repetição de movimentos e a música com um ritmo marcado estimula a memorização e a atenção.
Tipos de Dança Sênior Sentada:
Sentados em roda: estimula movimento rítmico.
Danças em duplas: favorecendo o contato com os colegas e o grupo, trazendo uma maior interação entre eles.
A dança sentada tem valores físicos e mentais trazendo ao praticante alegria, disposição e uma nova maneira de encarar a vida.
Vimos que pessoas com pouca possibilidade de se locomover são reintegradas nessas danças e usufrui de um bem-estar que há muito não sentiam.
O fato de participarem mesmo que sentada, as pessoas começam a se sentir mais confiantes pois veem uma possibilidade de um movimento diferenciado no seu corpo e com isso suas ideias perante si mesmo começam a mudar.
A dança traz amor próprio e a sensibilidade muitas vezes perdida, faz o indivíduo se sentir novamente capaz de sentir que ainda existe a possibilidade de ser feliz!
Referência Bibliográfica:
1 Dança Sênior. Disponível em: <http://www.dancacircularjf.com.br/dancasenior.htm>. Acesso em: Abr. 2017.