Ana Hiromi F. Takehisa
Há mais ou menos um ano atrás fui desafiada pelos Claudio e Leonice para assumir a atividade de visita com os meus cães nesta Instituição.
A minha experiência de onze anos atuando em instituição para idosos por meio de ONG de Terapia com Cães permitiu que eu assumisse o compromisso sem hesitar.
Existem muitos estudos pelo mundo afora que comprovam a eficácia da influência dos animais nos seres humanos, principalmente aqueles que se encontra em situação desprivilegiada, como por exemplo, pessoas em asilos, hospitais, abrigos, entre outras instituições.
Assim, a minha visita com Dick, Kika e Minnie nesta instituição tem como objetivo exercer a atividade assistida por animais (AAA). Os cães interagem com os assistidos e recebem colo, carinho e atenção. Na troca de sensações, os assistidos, depois de alguns minutos, liberam endorfina, serotonina, dopamina e ocitocina que são os hormônios do prazer e principalmente, ocorre à diminuição do hormônio do estresse, o cortisol.
Mas a verdade é que os cães também ficam felizes, eu fico satisfeita e a instituição também ganha com a qualidade de vida de seus idosos e por que não, os funcionários também se divertem com a presença dos cães que adoram uma bela companhia!!!
Existem vários tipos de instituições que utilizam a visita dos cães para proporcionar benefícios físicos e mentais, para conhecer um pouco mais acesse o site: http://www.hospitalsaopaulo.org.br/sites/humaniza/p03.htm