Edmar Torres
Cada vez mais se fala em saúde e atividade física, e a prática de exercícios físicos está presente no público idoso. Isso por que diversas pesquisas têm apontado para os benefícios da prática regular de exercícios para a nossa saúde e como conseqüência, uma maior qualidade de vida para esse grupo.
Com o passar dos anos algumas mudanças acontecem em nosso corpo, como uma maior quantidade de gordura que pode ocasionar doenças como hipertensão, uma baixa da quantidade de massa e força muscular que muitas vezes ocasiona quedas, tendões e ligamentos desgastam-se causando inflamações e dores, além de uma queda de mais ou menos 30% na capacidade respiratória, dentre outros.
A prática do Lian Gong, em especial na velhice, fortalece o corpo físico, músculos, tendões e ossos com o intuito de torná-lo saudável. Essa ginástica é considerada saudável por proporcionar vários benefícios a quem a pratica, principalmente tratar e prevenir síndromes doloridas no pescoço, ombros, costas, região lombar e glúteos, melhora a resistência física e imunológica, alonga os músculos, melhora a mobilidade da coluna e corrige os desvios. Os efeitos se estendem à saúde em geral, tratando e prevenindo, por exemplo, hipertensão, diabetes, osteoporose, estresse, fadiga, insônia, depressão e ansiedade.